Sobre a Younik

Conheça nossa personalidade

O que faz a Younik?

“É uma produtora de vídeo. Claro!” – #sqn

Em todas as ligações e reuniões, eu tenho que explicar o que é a Younik. Muitos nos chamam pensando que somos uma produtora de vídeo, mas nosso trabalho final não é o vídeo. É passar a mensagem da maneira correta. A Younik faz seus clientes se comunicarem de maneira melhor com o vídeo. Sendo um vídeo para clientes ou para colaboradores. Nós complementamos, auxiliamos e melhoramos a comunicação da empresa com o vídeo. Nossa mão-de-obra não consiste em arte, mas é ciência. Entenda bem. Claro que nosso trabalho também é artístico. Mas é mais ciência do que arte. Não captou? Vou explicar. Primeiro que quando falamos em vídeo, falamos em captação de luz. Luz essa composta por RGB. O qual o sensor da câmera deve fazer a captura correta daquilo que desejamos. Para isso devemos saber manusear bem entre ISSO, Obturador e Diafragma. Que são números que bem distribuídos darão o resultado esperado. Fora isso ainda tem o som, a iluminação a edição… mas acho que até esse ponto você já entendeu. Agora temos outro ponto que é de como passar a mensagem de maneira correta ao seu público-alvo. Nessa parte por exemplo trabalhamos com, pode se dizer, psicologia. A trilha certa, a locução certa e as imagens certas vão comunicar algo pro seu receptor que irá ou não tomar uma atitude com base no que assistiu. E também temos a publicação do vídeo que deve ser feita de maneira a chegar ao seu público-alvo. E com as ferramentas certas podemos mensurar o número de pessoas que assistiram. Viu? Concorda agora que nosso trabalho é uma ciência? Dessa maneira, como podemos dizer que somos uma produtora de vídeo? Nós não executamos apenas, mas sugerimos uma solução para você se conectar com seu público de maneira assertiva.

Nasce a Younik

Criamos a Younik em Junho de 2013. Estava com um amigo caminhando em um evento e explicando o que seria essa nova empresa e como atenderíamos as empresas. Nessa mesma hora, como que um estalo, o nome aparece em minha mente. YOUNIK. A ideia é ter a sonoridade da palavra unique em inglês, que significa único. Mudar o “u” por you (que significa você em inglês) e fazer o “nique” ficar diferente, de modo que fique único. Ou seja, você é único. Assim como a Younik. Uma empresa única, que atende cada cliente de maneira diferente. Nenhum atendimento é igual ou padronizado. Cada cliente possui uma necessidade diferente. Sem investimento inicial, apenas com os computadores pessoais e algumas câmeras. Uma sala pequena em São Paulo e lá estávamos aguardando receber os primeiros telefonemas.

Fernando Vítolo – CIO YOUNIK

Sou fascinado por comunicação. Quando alguém está dando uma aula ou fazendo uma apresentação eu me atento em como essa pessoa está fazendo sua ministração e fico reparando nas pessoas que estão assistindo. Será que estão bocejando? Sorrindo? Podemos ver uma lágrima escorrendo? De alguma maneira aquela mensagem está impactando aquelas pessoas?

Quando era mais jovem queria ser baterista. Era o meu sonho. Estudei por 8 anos. Mas adorava web. Quando ganhei meu primeiro computador ficava brincando no Power Point e criava links com botões que levavam a outro slides para fazer jogos para meus amigos e até pros meus pais. Até peguei diversos freelas, fazia sites com o Front Page. Era uma época onde ter site era um diferencial. Posteriormente fui estudar Flash, onde tive meu primeiro contato com animação. Mas aí chegou o momento da faculdade. Eu queria escolher um curso onde não ficasse tão longe da música e que também somasse nessa parte de comunicação. Escolhi fazer Comunicação Social com ênfase em Rádio e TV. Na época nem tinha YouTube ainda.

Sempre tive o sonho de empreender. Quando era criança vendia desenhos dos cavaleiros do zodíaco para meus colegas. Era uma febre. Muitos colecionavam. A aventura era buscar outros desenhos para xerocar e vender. Quanto mais raro o desenho, mais valor tinha. Depois comecei a vender adesivos para a turma. Eu me divertia. Logo que me formei abri junto com um amigo um estúdio de pós-produção. O foco era animação, edição e autoração de vídeo. Mas ainda achávamos o mercado difícil de entrar e muito restrito. Mais tarde entrou outro amigo como sócio e expandimos para produtora de vídeo. Foram cinco anos me dedicando a essa empresa. Trabalhamos duro. Muito foi conquistado. Mas eu ainda me sentia limitado.

Então em 2013, depois de muito estudar e refletir, eu saí dessa sociedade e abri a Younik. Na época, uma agência de publicidade e comunicação voltada para clientes médios e pequenos. Fui estudar marketing junto com o Madia. Mas eu ainda não me sentia satisfeito. O vídeo sempre era a parte do negócio que me atraia mais. Com a crise em 2014, o primeiro corte das empresas foi no marketing e na publicidade (como sempre!). Tivemos que fazer alguns cortes. No período de um ano senti que eu fiquei no limbo. Não era nem céu e nem inferno. Era o limbo. Precisava reorganizar minha empresa, meu foco e minha missão. Decidi focar no tipo de serviço que eu dominava. Optei por atender menos clientes para me obrigar a colocar minhas mãos em todos os trabalhos de todos os clientes atendidos por mim. Atendendo cada um deles sempre de maneira única.

Cada trabalho em vídeo era uma ansiedade para ver as reações das pessoas e ver se a mensagem estava sendo transmitida da maneira correta. Nos últimos sete anos produzi mais de 500 vídeos. Também sou professor  e consultor (desde 2011), ministrando cursos de operação de câmera, DSLR, edição de vídeo com Premiere, AfterEffects, Lightroom, fotografia e estratégia de comunicação digital.

 

Em 2014 lancei seu primeiro e-book intitulado “O Processo de Produção de Vídeo”. Já ministrei palestras em diversas instituições como Anhembi Morumbi, Universidade São Judas Tadeu, FAPCOM, UNIFAI, DRC, Alpha Channel, Art Academia e Gracom. E em 2015 fui convidado a ser colunista e colaborador da Revista Zoom Magazine. Sou casado com Annelise, minha linda arquiteta. Ainda toco bateria (as vezes).

Em 2018 estamos trazendo diversas novidades para os clientes da Younik. gravaçõe sem 4K, live streaming, produções de timelapse, vídeos 360, fotografias 360, tour virtual e pacotes especiais para produção de vídeos de conteúdo e para YouTube. Ainda esse ano também quero terminar mais dois e-books que já.

Venha conhecer a Younik.
E-mail: contato@younik.com.br
Telefone: (11) 98956-5489