O DR-701D, da Tascam, é o principal gravador de áudio para o produtor de vídeo, principalmente em equipe reduzida. O gravador possui um timecode inteligente. A entrada e saída HDMI permite que uma câmera DSLR comece a gravar em ambos os dispositivos, ou seja, clicando no botão de rec da câmera, o seu áudio já inicia a gravação. Diferente dos demais gravadores disponíveis, onde você precisar soltar o rec da câmera e do gravador. Isso facilita muito o trabalho do operador.

O gravador possui quatro entradas XLR, onde você pode conectar e quatro microfones simultaneamente e mixar em uma faixa estéreo. Você pode colocar o gravador diretamente no seu tripé de vídeo e a câmera DSLR em cima do gravador (conforme imagem).

O DR-701D foi projetado para as necessidades de cineastas profissionais, produtores de televisão, puclicitários e documentáristas. Um gravador multipista de alta qualidade em um pacote compacto o suficiente para uso com qualquer câmera.

Gravação de 6tracks (pistas)

Utilizando um mixer interno,você pode gravar um total de 6 pistas (4 microfones que podem ser ligados por P-10 ou XLR, e mais o microfone interno (L+R) simultaneamente. Fora os ajustes de pan e levels, o mixer inclui uma funcionalidade de delay que compensa as distância ente os microfones. E se as 6 pistas não forem suficientes para seu job, você pode utilizar o HDMI para conectar um outro DR-701D, e fazer toda monitoração por um único fone de ouvido.

Phatom Power

Você também pode ativar o phantompower (24/48v) para alimentação de microfones condensadores, como os direcionais shotgun (boom)

Tela LCD

A luminosidade da tela é excelente para ambientes externos, ajudando cricialmente na visibilidade para devida operação. O menu que não ajuda tanto para uma operação veloz. São 18 páginas de menu para configuração.

Formatos

16/24-bit, 44.1/48/96/192kHz (WAV/BWF) (192kHz disponível apenas para gravação de duas pistas)

Proteção

A carcaça do Tascam DR-701D toda de liga de magnésio o deixa mais luxuoso, aproximando ainda mais dos equipamentos profissionais de alta-performance e também muito mais protegido e resistente ao dia-a-dia de uma produção.

Dimensões e Peso

O aparelho é compacto e leve. Medidas: 17 cm de largura, 6 cm de altura e 11,5 cm de profundidade. O peso é de aproximadamente 654 gramas já considerando as pilhas.

Cartões
SD/SDHC/SDXC

Conectores Neutrik

Os conectores utilizados no gravador são da Neutrik, que são muito bem respeitados na indústria profissional de áudio.
Digital limites (não confiável) pode estourar o áudio mas necessariamente vc não precisa usar o limiter pois tem um range muito grande

Alimentação de energia

Além de alimentar o seu aparelho utilizando 4 pilhas AA, o dispositivo possui uma entrada USB que você pode utilizar para alimentação de energia. Inclusive a Tascam possui um pack de bateria específico para isso (BP-6AA). Mas se preferir você pode utilizar aqueles power pack para celulares e tablets, também funcionam super bem.

Câmeras testadas com o Tascam DR-701D

A própria Tascam realizou diversos testes câmeras para ver o desempenho junto ao gravador. Pelo próprio site da Tascam você pode conferir as avaliações dos testes. Da Nikon, fizeram teste com os modelos D5, D500, D4S, D810 e D750. Com Canon, 5D Mark III, 5D Mark II e a EOS C100. Com as Sonys PXW-FS5, NEX-FS700, NEX-FS100, A7S II, A7R II, A7S, A7 II, A9 e DSC-RX10M2. Panasonic, modelos DMC-GH4 e HC-X100. E inclusive com a JVC GY-LS300.

Pré-amplificador bem silencioso

Fizemos um teste do nível de ruído do equipamento. Da linha de gravadores de áudio focado para os profissionais de vídeo, o DR-701D se mostrou ser um dos mais silenciosos se não o mais silencioso até o momento.

Conclusões

Excelente equipamento, ótimo custo-benefício, resistente, alta qualidade de áudio, e muito versátil. O fato de possuir 4 entradas XLR torna o equipamento mais versátil do que outros gravadores. Poder colocarmos no tripé junto com a câmera facilita demais o trabalho do operador, tendo assim monitoramento de áudio e imagem no mesmo campo de visão. E ainda a facilidade de dar o rec tanto na imagem como no áudio simultaneamente através do cabo HDMI.

É isso pessoal. Espero que tenham gostado desse review e em breve teremos mais equipamentos de áudio aqui na Zoom Magazine para vocês.