Se você é produtor de vídeo ou cinegrafista, possui sua produtora ou trabalha em uma emissora, é muito possível que você já tenha alguma vez trabalhado com a NX5 da Sony. A NX5 foi uma das líderes de venda. Uma câmera que se tornou muito popular pela gravação em cartão SD já em material FullHD. E agora, o que esperar da sucessora NX5R? A Zoom Magazine testou a câmera. Acompanhe o review nessa matéria.

Em resumo, uma câmera compacta Full HD 3CMOS com gravação XAVC S, saída 3G-SDI, led para iluminação imbutido e fluxo de trabalho sem fio, uma tendência no mercado atual.

A câmera oferece um sistema de três sensores Exmor CMOS Full HD de 1/2,8 polegadas. Realmente trazendo imagens nítidas e focadas em praticamente qualquer tipo de cenário. Imagens realistas e bastante detalhe na textura. A vantage de operação é bem vantajosa principalmente se você já tem costume de operar câmeras da Sony. Os controles são de fácil acesso, permitindo agilidade na configuração da câmera, principalmente em jobs de eventos sociais por exemplo.

O sistema wi-fi permite que você envie o material ao editor enquanto ainda está gravando. Então o logger não precisa esperar a entrega dos cartões para já ir trabalhando com o material gravado. Uma das grandes vantagens desse modelo é o formato XAVC S que permite gravar em FULL HD a 59,94 quadros por segundo. Esse modelo também conta com os filtros ND (densidade neutra) integrados em três níveis:  1/4, 1/16 e 1/64. O tamanho do bocal para aquisição de outros filtros é de 72 mm. A abertura vai de f/1.6 a f/11, sendo f/1.6 com quadro mais aberto ou f/3.4 no quadro mais fechado (teleobjetiva). O áudio profissional claro que não foi esquecido. A câmera possui duas entradas XLR que suportam line e mic e também com saída para mic +48 (phantom power), e claro a saída p2 para fone de ouvido.

Uma das grandes vantagens destacadas pela Sony é que os acessórios da NX5 e NX3 são compatíveis com a NX5R, incluindo as baterias da série L da Sony, isso se torna um grande atrativo principalmente para os produtores que já possuem alguma das antecessoras. As mídias SDHC e SDXC que são muito populares hoje em dia, tornam muito prática a utilização da NX5R. O terminal 3G-SDI conta com saída 60p/50p FULL HD e o LED integrado conta com ajuste de intensidade de brilho. A temperatura de cor dele é de 5500k. Com certeza substitui aqueles iluminadores LEDs mais simples, principalmente para gravações em eventos sociais.

Uma câmera que se demonstra muito adequada para documentários, corporativos, casamentos, eventos, esportes e jornalismo. Mas ainda longe das pessoas que estão focando o 4K.

 

FORMATOS

Formato de gravação de vídeo: XAVC S HD:MPEG4-AVC/H264 4:2:0 de perfil longo
AVCHD: Formato compatível MPEG-4 AVC/H.264 AVCHD 2.0 DV

Formato de gravação de áudio: XAVC S HD: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48 kHz
AVCHD: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48 kHz/Dolby® Digital de 2 canais, 16 bits, 48 kHz
DV: PCM Linear de 2 canais, 16 bits, 48 kHz

Frame Rate e Resolução:

XAVC S (1920 x 1080) a 50p, 25p, 50 Mbps ou a 59.94p, 29.97p, 23.98p, 50 Mbps*
AVCHD (1920 x 1080) a 50p ou 59.94p, modo PS (28 Mbps)*
AVCHD (1920 x 1080) a 50i/25p ou a 59.94i/29.97p/23.98p, modo FX (24 Mbps) modo FH (17 Mbps)*
AVCHD (1440 x 1080) a 50i ou 59.94i, modo HQ (9 Mbps) modo LP (5 Mbps)*
AVCHD (1280 x 720) a 50p ou 59.94p, modo FX (24 Mbps) modo FH (17 Mbps) modo HQ (9 Mbps)*
“DV (720 x 576) a 50i ou 59.94i, 25 Mbps